"RESPONSIBLE GSD BREEDERS"
                                            
  SUCCESSFUL GSD BREEDERS FOR OVER 35 YEARS
                           

                         IMPRESSÕES SIEGER 2005

Last Page
IMPRESSIONS SIEGER 2005
IMPRESSIONEN-SIEGER 2005
SIEGER 2005 MAIN RESULTS
SIEGER 2005 - RESULTS
IMPRESSÕES SIEGER 2005


 

  


 

IMPRESSÕES
Sieger Show 2005 – Ulm, Alemanha
O Cão Pastor Alemão - A MAIOR EXPOSIÇÃO DO MUNDO

Escrito por David Payne - Videx GSD – Traduzido por Paulo Mauricio Soares
www.videxgsd.com
 

 


Realizada em Ulm - Alemanha, situada às margens do Danúbio, esta foi a segunda vez que a  Sieger Show ocorreu aqui, e eu estou certo que algum dia acontecerá novamente. Ulm é um lugar um tanto menor do que uma grande cidade, o que causa certa dificuldade com as limitadas acomodações de hotéis disponíveis, muitos visitantes ficam em hotéis a muitos quilômetros do evento. O Show ocorreu no Donaustadion, o qual é um excelente local com o layout ideal este enorme Show de Pastores Alemães. As pistas para as duas classes Junior (12 a 18 e 18 a 24 meses - machos e fêmeas) foram bem colocadas próximas ao estádio numa área plana e gramada, com ringues de um tamanho muito bom, e uma variedade de serviços de comidas e bebidas, entre esta área e o estádio muitas tendas estavam situadas. Os Grupos Finais das Classes de Trabalho (acima de 2 anos) foram julgados no principal estádio na tarde de domingo. Por conveniência, devido ao grande número de inscrições, todas as classes foram divididas em grupos de aproximadamente 50 a 70 cães, houve até classes divididas em quatro grupos como nas fêmeas de 12 a 18 meses. É perfeitamente normal por ocasião do julgamento de um grupo que vários animais que terminam à frente de um grupo sejam levados a competir no grupo próximo grupo de nível mais elevado.

O espaço para apreciar cada categoria em volta das pistas, fora do estádio principal, era excelente, com acesso para todos os lados dos ringues, isto é uma facilidade muito importante na Sieger Show porque muitos milhares de pessoas participam e elas necessitam de um amplo espaço que permita assistir as classes sendo julgadas. Em algumas Sieger o local tinha apenas 3 lados do ringue acessível aos espectadores. Dentro, o estádio principal era algo menor do que os usuais estádios de outras Sieger Show, mas adequado. A área mais compacta para os estandes de venda tendeu a ficar super aglomerada. Ocorreram muitos encontros sociais, especialmente entre amigos e para troca de conhecimentos. Este é um valioso aspecto da Sieger Show para reunir amigos e discutir o mundo do Pastor Alemão, os pontos positivos e negativos, especulações e rumores, as dicas para o sucesso, os que deveriam vencer cada categoria, etc. etc; esta é a parte mais agradável deste grande show.

A previsão de tempo sugeriu que a mostra teria sol, nuvens, algumas chuvas e tempestades, durante os 3 dias. O tempo durante toda a exposição foi soberbo com o céu azul e sol brilhando o dia inteiro, com temperatura quente, porém confortável, proporcionando as condições ideais para o Show.

Uma vez mais eu compilei os PRINCIPAIS RESULTADOS" da exposição e espero que você ache isto útil. Isto significa que você pode ver facilmente os principais ganhadores, os pais de cada um num relance. Eu chamarei sua atenção para estes resultados mais tarde.

A Sieger 2005 trouxe mudanças nos Juízes para as categorias de case de trabalho adultos, Heinz Scheerer julgando os machos e Rudiger Mai julgando as fêmeas. Heinz Scheerer do canil vom Huhnegrab é o Diretor nacional de Criação da SV. Seu discurso no final do julgamento da Classe de Trabalho foi o mais longo que eu já escutei num Sieger Show e eu ache que só não agradeceu à “grama por crescer” e ao “sol por brilhar”.
Rudiger Mai do canil Bierstadter Hof é muito conhecido e respeitado no mundo do pastor alemão. Rudiger julgou o Sieger Show da Irlanda antes neste ano, um excelente evento organizado com grande sucesso pela GSA, um Clube Irlandês com uma agenda genuína em todos aspectos de nossa criação.

 

DUX DELLA VALCUVIA

Ursus von Batu novamente apareceu muito forte nas linhas de sangue deste Sieger Show, embora tenha sido evidente que algumas linhas de sangue alternativas estão sendo trazidas, particularmente Dux della Valcuvia. Dois de seus filhos e um neto foram laureados VA, respectivamente Quantum von Arminius VA2, Marko della Valcuvia VA7 e, o filho de Quantum von Arminius, Zamp vom Thermodos VA5. É muito claro que Dux della Valcuvia é um padreador muito influente, e não apenas ele é um grande reprodutor, mas seus três descendentes de alto nível, Marko, Quantum e seu neto Zamp, TODOS carregando sua excelente habilidade na reprodução. Esta habilidade deve ser examinada com maior detalhe.

Eu ofereço a seguinte explanação destas habilidades produtivas muito importantes as quais auxiliarão criadores a entender de onde grande parte se origina. Será também muito enfatizada a importância para os criadores examinar mais distintamente as matrizes num pedigree de um potencial reprodutor.

Dux della Valcuvia – sua forte capacidade reprodutiva não vem somente por meio do VA Max della Loggia di Mercanti, ela também aparece fortemente por Una della Valcuvia. Una é uma filha da espetacular cadela VA "Ulme de Valdovin", uma fêmea criada na Espanha por Javier Mallo.
 
Marko della Valcuvia é consangüíneo 3-2 nesta fabulosa fêmea VA "Ulme de Valdovin" a qual era imbatível na Alemanha em 1996.

MARKO della VALVUVIA

 

Ulme foi duas vezes VA6 na Alemanha, Siegerin da Espanha, duas vezes Siegerin da Itália e também Siegerin da Bélgica. Ulme era uma magnífica filha do Sieger Visum vom Arminius, e da Siegerin da Espanha Ora von Batu. Veja como o criador "Della Valcuvia" baseou seu canil, e fez consangüinidade em Ulme. Muitos de seus descendentes seguem seu tipo. Ulme é meia irmã do grande macho V Lux de Valdovin SG3, (um filho de Zamb v.d. Wienerau e um dos seus melhores). Lux aparece em muitos VA’s alemães tais como - como Larus, Untox etc. Lork de Valdovin VA na Espanha e um dos melhores reprodutores espanhóis de todos os tempos. Lina de Valdovin SG16 na Alemanha, e obviamente Ulme, Lux, Lork, Lina, todos provêem da VA1 e Siegerin espanhola Ora v. Batu.  Ora von Batu, mãe de Ulme, é também irmã de Ossa v. Batu mãe de Immo v. Batu, sem dúvida um reprodutor de ponta, e pai de Iwan vom Lechtal um reprodutor de ponta durante muitos anos na Austrália. É claro que muito da “habilidade produtora” de Marko vem por meio de diversas matrizes fantásticas.
Os resultados da Sieger da Itália 2004 enfaticamente ilustram a capacidade reprodutora de Marko della Valcuvia. A progênie de Marko na Sieger Show alemã de 2005 continua a reforçar sua capacidade reprodutora, tanto quanto a progênie de Quantum, e seu filho Zamp vom Thermodos, que teve 13 filhas entre as 50 primeiras na classe Jovem Fêmeas (Classe Junior) e 7 machos entre os 50 primeiros na classe Jovem Machos (Classe Junior) – um TOTAL de 20 entre os 100 primeiros Pastores Alemães,
UM EM CINCO, um tremendo resultado. Eu espero que os leitores possam apreciar porque eu detalhei bastante estas valiosas linhas de sangue.
O neto do VA Enzo von Buchhorn, VA9 Nando vom Gollerwieher, um cão que até recentemente pertencia a um dos juízes da Sieger Show deste ano Hans-Peter Fetten. Caso fosse ainda de sua propriedade Nando não poderia ter competido. O filho do VA Hill vom Farbenspiel, Dux de Cuatro Flores obteve VA6.

Muitos machos NÃO apresentaram grupos de progênie; fora eles VA6 Dux de Cuatro Flores, VA8 Quenn vom Loher Weg e o VA9 Nando vom Gollerweiher. Isto não me parece confortável, e, em minha opinião, é inaceitável que um macho possa ser premiado com o título de VA sem um grupo de progênie, especialmente quando existem machos que NÃO receberam o VA, os quais tem destacados grupos de progênie. Por exemplo, Karat’s Yoker, Quentin Karanberg (sim eu sei que ele foi “retirado”), Lauser vom Emkendorfer Park, e certamente Yello vom St. Michaels-Berg V12 que merecia ser VA no lugar de seu filho; Yello teve uma progênie muito boa novamente neste ano. Vários outros machos também tiveram grupos de progênie decente.

 

BRAVOS VOM STEFFEN HAUS


Se o Juiz realmente quisesse introduzir novas e, alternativas linhas de sangue no grupo de VAs, desconsiderando se o cão apresenta grupo de progênie, o macho V3 Bravos vom Steffen Haus tem TODAS as qualidades necessárias. Bravos é um espetacular filho do TOP REPRODUTOR Esko vom Danischen Hof, e é claro que o sangue de Esko combina muito bem com a linha Ursus. Eu estou seguro que Bravos será um reprodutor muito popular, e utilizará plenamente sua cota de coberturas. Ele deveria ser uma influência muito positive para nossa criação, e deve certamente merecer o título de VA no próximo ano.

Eu sei que alguns divergirão de minha opinião, e reforço a necessidade de introduzir novas e/ou linhas de sangue alternativas, e ampliar as linhas de sangue dos Vas. Eu algumas vezes fico imaginando se as citadas razões são válidas, como os criadores determinam se utilizarão um cão, e sua progênie influenciarão estes criadores mais do que um título de VA. Eu continuarei a insistir no ponto que a decisão dos juízes deve ter credibilidade, e a qualidade dos grupos de progênie deveria ser essencial para os machos que obtém o título de VA. Eu realmente quero dizer QUALIDADE, como eu também estou preocupado com o crescimento do número em muitos grupos de progênie, onde a qualidade de muitos animais é tristemente pobre. Nestas situações você vê um animal realmente muito bom fechando o grupo para deixar esta impressão ao final. Eu algumas vezes penso que os proprietários dos padreadores destes grupos de progênie pensam que eles podem enganar a maior parte das pessoas na maior parte do tempo, talvez eles tenham razão.

Hannibal vom Steiglerhof falhou no teste de tiro.

Houve muitos cães que se retiraram de suas categorias com os certificados de veterinário, 38 machos adultos, 10 fêmeas adultas, 27 machos jovens (18 a 24 meses), 16 fêmeas jovens (18 a 24 meses), 27 machos júnior (12 a 18 meses) e 30 fêmeas júnior (12 a 18 meses) PERFAZENDO UM A TOTAL DE 142 isto é 5 a maior do que em 2004.

Entre os mais notáveis que foram retirados estavam: Rocco van der Herdersfarm, Stano vom Hasenborn, Opal vom Karanberg, Mike vom Estherlager, Quentin vom Karanberg, Stenley vom Lehnhof, Urban vom Gleisenauer Schloss, Niklas van der Herdersfarm, Chuck von der Lust, Hulk vom Rohburg, VA Ghandi vom Arlett, Karat’s Ulk, Nick vom Leithawald.

Houve também um grande número de cães que falharam na Prova de Proteção: 46 machos adultos e 36 fêmeas adultas (a prova de proteção é compulsória para todos os cães nas classes Adulto (Trabalho), e é também comumente conhecida como teste de coragem, teste de ataque, teste Schutzhund).


Houve muitos notáveis que falharam na prova de proteção: Lorenzo von Isidora, Karat’s Yasko (irmão de Karat’s Yoker), Attila von der Piste Trophe, Barry de Chiamer, Ultrabox von Ducati, Kally vom Bierstadter Hof, Idol vom Holtkamper Hof, Sammo vom Team Fiemereck e Elan von der Herderskring.

Antes de falar sobre os machos VA, eu sinto a necessidade de mencionar que TODOS os cães neste Sieger Show foram medidos na altura da cernelha pelos juízes. Eu nunca vi nenhum tratamento negativo explícito de algum cão MUITO GRANDE, vários dos cães de PONTA eram MUITO GRANDES e certamente muitos VAs eram MUITO GRANDES.

Muitas pessoas, inclusive eu, estamos confusos de como a SV está tratando a questão do tamanho na criação, e eu pessoalmente percebo muito fortemente que o PADRÃO DA RAÇA necessita ser mudado. Eu não tenho a intenção de me alongar nesta questão, mas gostaria de registrar que um macho de 67cm ou mesmo 67,5 cm é o que eu acho interessante; e um macho de menor do que 63,5 cm, deixa a desejar. Certamente estas posições pessoais NUNCA influenciariam meu julgamento sobre o Padrão da Raça. Eu simplesmente percebo que regimes alimentares especiais e as mudanças ambientais têm certamente aumentado a altura dos seres humanos durante os últimos 100 anos, então porque não aceitar que o mesmo tem influenciado a altura do Pastor Alemão. Eu conheço muito poucos pastoreiros que discordam deste entendimento.

A SV,  e para este assunto, o conselho da WUSV, deveria explicar como eles estão tratando a questão do tamanho na nossa criação, e sua explanação deveria ser publicada em INGLÊS, bem como em outros idiomas. O sistema acordado e adotado deveria ser compreendido internacionalmente, e deveria ser justo e consistente para todos. O crescente número de participantes estrangeiros, com o óbvio aumento do sucesso do Sieger Show Alemão a cada ano, claramente indica a necessidade de comunicar em outras línguas.

Sieger Larus von Batu, UM CÃO MUITO GRANDE - Sieger (pela segunda vez) de um total de 9 VAs. Larus estava bem fisicamente e apresentou-se muito bem. Seu úmero poderia ser mais bem angulado, e sua garupa é algo curta e caída.  Embora sua progênie tenha melhorado ligeiramente este ano, não era de qualidade excepcional, diferentemente de seu pai Yasko, duas vezes Sieger anteriormente, o qual era um espetacular reprodutor e mereceu completamente seus resultados. Eu não consigo ver qualquer justificativa para Larus tornar-se um Sieger, e certamente NÃO duas vezes.

 

QUANTUM VON ARMINIUS


VA2 Quantum von Arminius
, UM CÃO MUITO GRANDE – Vice-Sieger, forte, substancioso, cabeça forte, embora ‘lippy’, um cão cuja expressão eu pessoalmente não gosto, e muitos em sua progênie herdaram esta expressão. Ele é algo alongado, e fraco na coloração/pigmentação. Eu uso este termo porque muitas pessoas no pastoreirismo agora estão se referindo a cor como pigmento, embora isto seja no fundo inapropriado. Quantum é um excelente reprodutor, sua progênie claramente demonstra isto. A expressão não deve diminuir todos os seus outros excelentes atributos.

VA3 Erasmus van Noort, UM CÃO MUITO GRANDE – Um macho que eu particularmente gosto, mas fiquei muito desapontado com sua progênie, e esta não é a primeira vez. Um macho forte e substancioso, de excelente tipo, harmônico e bem construído. Ele tem GRANDES orelhas, excelente expressão, o úmero deveria ser mais inclinado e a garupa é curta, possui inegável semelhança com seu ilustre pai Yasko vom Farbenspiel. Para mim Erasmus não produziu a progênie que eu esperava em nossa criação.

 

PAKROS D'ULMENTAL


VA4 Pakros d’Ulmental
– UM MACHO NO LIMITE DA ALTURA – Um macho que eu sempre admirei, ele tem uma maginífica conformação, embora eu desejasse uma cabeça algo mais forte. A evidência de sua progênie este ano, com apenas 10 semanas de coberturas nas quais seriam produzidos descendentes com idade suficiente para este  Sieger Show de 2005, PAKROS demonstrou enfaticamente que ele será um futuro SIEGER. Seu fabuloso filho Vegas du Haut Mansard foi para mim, e seguramente para muitos outros, a ESTRELA deste Sieger Show. Vegas foi SG1 e Jovem Sieger (12 a 18 meses), um macho verdadeiramente espetacular o qual eu considero o melhor Pastor Alemão macho que eu tive o prazer de ver nestes 30 anos de criação. Eu fiquei satisfeito em descobrir que estes dois fabulosos cães são alimentados com a mesma ração super premium inglesa que eu utilizo em meu canil, Arden Grange. Para maiores detalhes visite www.ardengrange.com

Adicionalmente Pakros é pai de Hilvi vom Huhnegrab fêmea SG3 na classe 12 a 18 meses, e ela estava realmente especial. Neste mesmo tempo eu recebi muitos comentários que Vanta vom Hochstadter Wappen a SG1 e Jovem Siegerin (classe 12 a 18 meses) não merecia ser colocada como SG1. Eu olhei-a na pista no grande estádio (eu tinha um ótimo par de binóculos) e entendi e concordei com aqueles comentários. Eu disse isto antes e repito novamente, existem muito mais Juízes for a do ringue, e muitos são Juízes especializados e reconhecidos internacionalmente como excelentes, os quais expressam suas impressões livres e eloqüentemente, e podem formar uma justa e clara opinião sobre qualquer classe de Pastor Alemão.

 

ZAMP VOM THERMODOS

ZAMP e sua MELHOR AMIGA


VA5 Zamp vom Thermodos
– um macho do tamanho correto, a ESTRELA do grupo de VAs para mim, como eu havia dito nas minhas IMPRESSÕES DA SIEGER 2003 & 2004, SIEGER IMPRESSIONS, e ainda disponível em meu website www.videxgsd.com - um destacado macho que será VA, e ele deve seguramente tornar-se um TOP reprodutor. Deixemos os FATOS falarem por si mesmos. VA5 e sua jovem progênie 13 fêmeas nos 50 primeiros postos – Classe Jovem Fêmeas (12 a 18 meses) e 7 machos nos 50 primeiros postos – Classe Jovem Machos (12 a 18 meses). Um total de 20 cães nos grupos de ponta, 1 em cada 5 = 20%, este é o mais claro e inquestionável testemunho da capacidade reprodutora de Zamp.

Vejam agora em meus PRINCIPAIS RESULTADOS e constatem vocês mesmos os resultados da progênie de Zamp.

VA6 Dux de Cuatro Flores – Um macho grande com excelente conformação, com garupa algo curta e o úmero poderia ser mais inclinado. Eu fiquei muito surpreso por ele ter sido considerado VA, talvez porque ele é considerado o melhor filho do VA Hill Farbenspiel.

VA7 Marko della Valcuvia – um macho no limite da altura – Um macho que recebeu o título de VA pela sua excelente conformação e por sua excelente capacidade reprodutora. Deve ser sempre lembrado que a Sieger Show não é somente um show de beleza, é uma exposição de CRIAÇÃO, e esta combinação é freqüentemente menosprezada ou esquecida por muitas pessoas. Marko inegavelmente mereceu seu status de VA, basta olhar para os resultados de sua progênie. Ele é sem dúvida uma grande força genética em nossa criação, como eu mencionei anteriormente, e criadores que ignorarem este fato sejam quais forem as razões, perderão esta notável linha de sangue.

 

QUENN VOM LOHERWEG


VA8 Quenn vom Loherweg
– um macho no limite da altura – um macho com espetacular conformação, que melhorou muito com o seu desenvolvimento no último ano e agora muito impressionante. Eu fiquei algo surpreso por ele ter sido considerado VA este ano, mas completamente certo de que ele será VA no ano seguinte. Ele não apresentou progênie devido à sua idade, entretanto muitos grandes criadores na Alemanha o têm usado e muitos relatam que estão satisfeitos com a qualidade de seus descendentes. Estes relatos incluem vários comentários de que sua produção caracteriza mais a linha maternal do que alinha paterna, uma qualidade que eu acho de muito valor, particularmente neste momento.  A linha materna de Quenn inclui Vina vom Moorbeck, uma filha de Ulk von Arlett, com uma filha de Fanto Hirschel, o irmão de Vina é o excelente VA Vando vom Moorbeck o pai da mãe de Rocky vom Haus Tepferd. O avô materno de Quenn é Lux de Valdovin, mencionado anteriormente, filho dos GRANDES reprodutores Sieger Zamb von der Wienerau e da Siegerin Espanhola Ora von Batu. Eu realmente aguardo para ver a progênie de Quenn em 2006.


VA9 Nando vom Gollerweiher – um grande e vigoroso macho que eu vi várias vezes na Alemanha, e ele nunca me impressionou realmente. Ele não é harmonioso e nunca me impressionou no Grupo de machos VA.
Meus comentários anteriormente expressam melhor minha opinião

Vários outros machos adultos valem a pena serem mencionados:

V1 Karat’s Yoker – um impressionante grupo de progênie, nas classes jovens um SG28, SG34, SG10, SG11, SG15, SG22, SG29, SG47, SG4, SG21, SG33. Agora me diga porque ele não mereceu VA, especialmente se comparado pelo menos com os 3 últimos dos VAs. Eu sei que ele é um filho de Ursus, mas isto não poderia ser algo negativo para ele.
V6 Yimmy van Contra –de um grande canil húngaro, o qual tem especialmente fêmeas espetaculares. Este excelente macho é sem dúvida o melhor filho de Larus, e mostra-se como tal. Eu o observei muito de perto na concentração da progênie no sábado pela manhã. Um macho que eu prevejo que dará tudo o que era esperado de seu pai dar, mas não o fez. Um macho que os criadores deveriam considerar na sua utilização. Ele deveria ter obtido seu título de VA, e para mim é o sucessor natural da linha Larus.

 

SOLO VOM TEAM FIEMERECK

V14 Solo vom Team Fiemereck – um excelente filho de Nero vom Nobachtal, ele está sendo muito usado na Alemanha.

 

CAMPINO VON DER PISTE TROPHE


V16 Campino von der Piste Trophe – outro excelente filho de Nero vom Nobachtal, Campino também está sendo muito utilizado, eu estou confiante que estes machos continuarão com sucesso a linha do VA Nero vom Nobachtal.

Na classe de trabalho fêmeas houve 12 VAs
Siegerin Tabata du Val d’Anzin – uma fêmea de criação francesa que foi VA2 no ano passado, e justificou completamente seu título este ano.
French bred female who was VA2 last year, and fully justifying her title this year. Uma fêmea grande e vigorosa com boa cabeça e expressão, harmoniosa conformação, excelente linha superior e angulações. Apresentou-se com uma performance exemplar.

VA2 Cristal della Vallee dei Rovi – uma excelente fêmea cuja performance ao final da categoria deixou a desejar.

 

OPRAH DI FOSSOMBRONE


VA3 Oprah di Fossombrone – uma de minhas favoritas, eu a vi filhote quando eu usei seu pai Sieger Bax von der Luisenstrasse na minha criação. Eu fiquei muito impressionado com ela que eu previ que ela iria sempre andar na ponta. Esta fêmea merece tornar-se uma Siegerin, espero muito que seja no próximo ano.
VA4 Hasel vom Streek – ela deu um grande salto do ultimo ano quando foi SG24 na classe Jovem Fêmeas. Eu não fiquei muito impressionado.

 

ANTA VOM BEN HARTEN


VA5 Anta vom Ben Harten – Uma de minhas favoritas, que em minha opinião merecia ser VA em 2003. ela voltou e apresentou-se magnificamente. Eu achei que Anta merecia estar entre as duas primeiras desta categoria pela sua notável conformação e excelente performance. Uma fêmea espetacular.

VA6 Wafa di Casa Cacozza – Siegerin Jovem (18 a 24 meses) no ano passado, e mereceu completamente o título de VA neste ano, uma filha do grande reprodutor VA Marko della Valcuvia, ela deve ser certamente uma concorrente ao título de Siegerin no próximo ano.
As fêmeas VA remanescentes eram todas excelentes fêmeas e mereceram o grau de VA. Você saberá sobre seus interessantes pais e mães em meus principais resultados.

Eu devo dizer que fiquei muito impressionado com o julgamento desta classe por Rudiger Mai, um bem conhecido e merecidamente bem respeitado juiz da SV. A qualidade desta categoria era muito alta, e muitas fêmeas V poderiam ser consideradas para o título de VA, eu espero que várias delas retornem e tenham sucesso no próximo ano.

 

 

ODIN VOM HOLTKAMPER HOF
foto de John Ward


Na Classe Jovens Machos (18 a 24 meses), o excelente Sieger Jovem Odin vom Holtkamper Hof, um filho de Yak vom Frankengold, era de uma imponente estatura e excelente conformação. Para mim ele venceu facilmente esta classe. Odin, que tem uma excelente linha materna, vem de um canil reconhecido por suas linhas de reprodução de ponta e por suas grandes reprodutoras, a base de um canil de sucesso.
SG2 Yenno vom Huhnegrab – é um excelente filho de Larus, para mim não tão bom quanto Yimmy van Contra. Yenno certamente não foi uma real ameaça para o vencedor Odin. Interessantemente sua irmã Yonna foi SG2 na categoria jovem fêmeas.
SG5 Aron della Terra dei Forti –um excelente filho de Mack vom Aducht de tamanho correto, o qual tem um tipo diferente de seu pai, sua conformação e tipo são excelentes. Este jovem macho super trotator foi ganhar a Sieger Jovem na Itália algumas semanas depois.
De resto eu fiquei impressionado com o SG7 Tor di Casa Nobili, um filho de Marko della Valcuvia, o SG11 Nando della Valcuvia, um filho de Wallace com uma mãe VA que era renomada por sua fantástica movimentação.
Nando é um macho muito atlético. O SG25 Ingodds Aggassi, um filho de Ghandi que é um macho vigoroso com uma cabeça forte e excelente coloração, a qual realça sua excelente conformação. Para mim Agassi é o melhor filho de Ghandi que eu já vi, e poderia ter sido colocado bem mais à frente. Agassi também tem o benefício de uma linha materna de Campeões Noruegueses, a qual eu sei contém diversos grandes reprodutores. Ingodds Agassi é um macho de criação e propriedade norueguesa, sediado na Alemanha, e eu acho que seguramente será um grande reprodutor continuando a linha do VA Ghandi von Arlett.

 

INGODDS AGGASSI


Classe Jovem Fêmea (18 a 24 meses) – a Jovem Siegerin Ania vom Agilofinger, uma filha de Dux della Valcuvia de impressionante tipo e conformação, com a movimentação muito boa advinda da linha paterna.
Ania foi uma merecida vencedora. SG2 Yonna vom Huhnegrab, irmã do macho jovem SG2 Yenno vom Huhnegrab, e sua irmã Yilla vom Huhnegrab foi SG21 nesta classe. Esta excelente ninhada, padreada pelo  Sieger Larus von Batu e mela excelente matriz VA Betty vom Huhnegrab, caracteriza um trio muito impressionante originado por uma ninhada. SG3 Hasel vom Osterberger-Land, criada por um canil de muito sucesso com um significativo número de animais de ponta. Hasel é outra fêmea muito bonita com todas as qualidades de uma grande matriz. A filha Whisky Quirina vom Bierstadter Hof foi SG4, uma fêmea criada por Rudiger Mai, e que mereceu esta alta classificação. Outras dignas de menção nesta classe foram a  SG8 Tea di Casa Nobili, irmã do jovem macho Tor di Casa Nobili. SG11 Yasmin vom Nieuwlandshof, uma excelente fêmea deste conhecido canil, agora baseado na Alemanha , antes sediado na Holanda,

 

VALLY VON AURELIUS
foto de Wendy Stephens

e a  SG12 Vally von Aurelius, uma bonita filha de Ghandi.

 

 

VEGAS DU HAUT MANSARD


A classe Jovem Macho (12 a 18 meses), na qual eu passei grande parte do meu tempo assistindo, foi para mim uma verdadeira safra. O jovem Sieger Vegas du Haut Mansard, criado na França, mas de propriedade de Winfried Benitz o dono do VA Pakros d’Ulmental – seu pai. Ele está sediado na Alemanha na região de Munique. Vegas é para mim um macho espetacular, a estrela absoluta da Sieger deste ano. Valerá a pena obter um DVD ou video da Sieger deste ano apenas para vê-lo novamente e mais outra vez ou pela primeira vez se você não esteve na exposição. Este macho deve seguramente ser um cão de ponta e tornar-se um grande reprodutor. Sua mãe é uma cadela francesa Rangoon du Haut Mansard a qual obteve o título de Vice Siegerin na Sieger show francesa, e ela produziu um fantástico macho em Vegas.

O SG2 Sony von der Neudenauer Holzsteige é outro absoluto cão de ponta, o qual apresentou performance exemplar. Um filho do VA Ando, ele deve certamente ser um reprodutor.

 

QUANTUM VOM FIEMERECK

 

Quantum é um super macho que eu novamente registro que poderia ter sido classificado um pouco mais à frente nesta excelente categoria. Havia muitos machos de ponta nesta classe e você deve apenas assistir o vídeo ou DVD da Sieger para apreciar a todos.

 

 

UK CHAMPION VIDEX VARUS
http://www.videxgsd.com/Videx_Varus.htm


A Classe Jovem Fêmeas (12 a18 meses) foi algo emocional para Rhoda e eu, porque nós teríamos adorado e realizado nos planos para nossa bonita fêmea Videx Quella competir nesta categoria. Nós tivemos a difícil decisão de não trazê-la porque ela não estava suficientemente preparada para suportar o esforço físico desta classe, e nós sempre temos muito cuidado em não colocar nossos cães em pista quando eles não estão completamente preparados. Rhoda e eu solicitamos ajuda para condicionar e manter nossos cães com preparados e treinados; tristemente nós demoramos em obter o auxílio necessário para ela competir neste Sieger Show. Olhando esta classe, e particularmente as primeiras 20 fêmeas, nós achamos, e vários outros concordaram, que Quella poderia estar confortavelmente entre as 10 primeiras. De qualquer forma ela nossa fêmea, continuará nossa fêmea e haverá muitas outras oportunidades. Nós apreciamos completamente o seu sucesso no Reino Unido e na Sieger Show da Bélgica neste ano. Nós gostaríamos também de dizer que estamos completamente estarrecidos com a admiração que muitos parceiros conhecedores da raça tem por Videx Quella. É bastante verdade que um belo Pastor Alemão traz prazer para qualquer um que o vê.


É melhor retornar à classe jovem fêmea, que foi vencida por Vanta vom Hochstadter Wappen, uma fêmea que eu não considero boa o suficiente para este importante título; de fato eu acho que havia muitas mais merecedoras na classe.

 

CHIARA VOM STEFFEN HAUS

A SG2 Chiara vom Steffen Haus é uma adorável filha de Zamp. A SG3 Hilvi vom Huhnegrab uma filha do VA Pakros estava muito bonita, e muitas outras eram fêmeas que qualquer canil no Reino Unido teria muito orgulho de haver criado ou ser o proprietário. O mais notável e impressionante aspecto desta categoria foi o sucesso da progênie do VA Zamp vom Thermodos, 13 fêmeas entre as 50 primeiras, um fato que merece repetição.

Neste ponto de minhas IMPRESSÕES eu devo mencionar um tópico que apareceu nas conversas durante a Sieger Show, A MISTIFICAÇÃO DE ALGUNS CÃES COM TINTURA. Foi claro que alguns cães estavam pintados na maior parte senão em todas as classes. O dourado, ou a marca marrom dos cães era onde isto foi mais óbvio, mas também o manto, e possivelmente a máscara, também foram pintados em alguns cães.

Isto é um problema sério e necessita urgentemente ser encaminhado pela SV antes que saia do controle, ou então os “floodgates” abrirão esta questão. Quando pessoas vêem que isto é feito também olham como uma vanatgem para o cão, eles farão o mesmo. Algumas pessoas riem quando eles vêem o que obviamente foi pintado, mas esta não é uma questão para achar graça. O outro lado sério deste comportamento é quando criadores utilizam um macho que foi pintado, pensando que a cor é autêntica, isto pode levar a uma coloração da ninhada que eles não queriam ou previam.

Eu teria pensado que era possível colher várias amostras do pelo de digamos 20 primeiros cães em cada classe, e outros aleatoriamente, imediatamente apo o julgamento da classe. As amostras poderiam ser analisadas e se encontrada alguma contendo uma substância proibida, então a SV poderia decider que o cão em questão perderia seu lugar na Sieger Show e uma ação apropriada seria tomada contra o proprietário e/ou treinador.

Eu realmente gostei deste Sieger Show e eu apresentei minhas genuínas impressões a respeito. Eu espero que você ache-as interessantes e estimulantes. Eu nãopretendo que você concorde com todos os pontos que eu observei, mas eu gostaria que você gostasse de ler o que eu vi e senti sobre a Sieger Show de 2005 e minhas incursões e explanações em diversos tópicos. Ulm é um grande local para este fantástico Sieger Show do mundo e eu tenho a esperança de que retornará algum dia.

Agora eu aguardo o Sieger show do próximo ano que ocorrerá em Oberhausen, perto de Essen, não distante de Düsseldorf ou Dortmund, um lugar mais facilmente acessível para a maioria dos britânicos. É novamente um pequeno lugar, então, por favor, reservem seus Hotéis com bastante antecedência se não quiserem ficar desapontados. Eu fiquei muito satisfeito de ver a organização feita por Rose & Harry Emmett para nossa viagem para a Sieger deste ano, e espero que eles façam para o próximo ano e muitos subsequentes, ela será muito bem apoiada e apreciada por todos. Eu sei por experiência pessoal que a atmosfera em suas viagens é fantástica. Para aqueles que nunca estiveram num Sieger Show, ou não comparcem há alguns anos, decidam ir em 2006, de 1 a 3 de setembro. Deus permita que eu encontre vocês lá.

David Payne – Videx GSD
www.videxgsd.com

Copyright
© – David Payne 

 

 

LEGAL NOTICE - All information and material contained within this web site is Copyright 1997-2016 © Videx German Shepherd Dogs
This Page was last modified on 05 September, 2017.

David & Rhoda Payne - VIDEX GSD

Malvern, Worcs. UK
            Mobile :+44 (0)7710 760466 - Land-line Picture of phone: +44 (0)1905 830900 -
email: david@videxgsd.com