"RESPONSIBLE GSD BREEDERS"
                                            
  SUCCESSFUL GSD BREEDERS FOR OVER 35 YEARS
                           

                         IMPRESSÕES SIEGER 2007

Last Page
IMPRESSIONS SIEGER 2007
IMPRESSIONEN SIEGERSCHAU 2007
IMPRESSÕES SIEGER 2007
SIEGER 2007–MAIN RESULTS
IMPRESSIONS 2007 edited
IMPRESSIONEN 2007 redigierte


 

  


IMPRESSÕES
2007 Sieger Show – Braunschweig, Alemanha
O CÃO PASTOR ALEMÃO – EXPOSIÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL
David Payne – Videx GSD
www.videxgsd.com

Traduzido por Marceliano Tadeu Cartaxo - Brasil
PRINT HERE


Sieger 2007 - Pakros d' Ulmental - "Trote"

Realizada pela primeira vez em Braunschweig, situada no Norte da Alemanha, aproximadamente 60 km a leste de Hannover. Braunschweig é uma cidade recentemente modernizada, porém com um atrativo layout de cidade antiga.

Braunschweig, cidade de Henry o Leão, é a maior cidade da parte sudeste da Baixa Saxônia. É caracterizada pela mistura do passado e do presente, tradição e futuro.

Houve alguma dificuldade para encontrar acomodações nos hotéis disponíveis, com muitos visitantes ficando em hotéis distantes do evento. Alguns sem escolha, para exercitar e acomodar seus cães na parte rural, outros porque a maioria dos hotéis 3 e 4 estrelas em Braunschweig estavam reservados desde o início do ano.

Levaremos em conta para recomendarmos fortemente que façam suas reserves nos hotéis de Aachen o mais cedo possível para a próxima Sieger Show. Os hotéis de Aachen são ligeiramente mais caros do que normalmente são nas outras Sieger Shows, assim planeje seus gastos de acordo. Aparentemente os seus preços sobem acentuadamente quando um grande evento é realizado no Centro Eqüestre.


A Sieger de 2007 em Braunschweig foi realizada no Estádio Eintracht, uma soberba receita para este fortemente popular evento, um pouco mais distante que o escolhido para 2006, Niederrheinstadion Oberhausen, e muito próximo de Ulm, próximo a Stuttgart. Eu realmente assisto as dificuldades que a SV tem para encontrar locais disponíveis para cada ano, e a tremenda organização para planejar e fazer este enorme evento. Nós devemos apreciar e agradecer á todos os envolvidos que trabalharam duro para realizar este evento para nós, ano a ano. Por muito tempo continuaremos a observar as contínuas melhorias em todos os aspectos deste evento vital para o Pastor Alemão.

 As pistas para as duas classes Junior (12 a 18 meses) (machos & fêmeas) e das duas classes Jovens (18 a 24 meses) (machos & fêmeas) estavam a uma pequena e agradável caminhada desde o espaçoso e bem dimensionada pista do estádio principal, com valorizados acessos por todos os lados, o que é um grande benefício para os espectadores e as numerosas duplas de handlers. É notável como melhoraram as facilidades para o trabalho de handler em duplas, um fator muito importante para a melhor apresentação do cão pastor alemão.

Dentro do estádio principal, os assentos ficavam mais próximos dos cães do usualmente nos estádios de outras Siegers. Esta experiência foi uma melhora considerável para os expectadores, e reduziu a necessidade de binóculos. Isto também proporcionou a vantagem de alguns pontos maravilhosos ao redor do estádio par verem todos os cães famosos e suas progênies, e os primeiros 20 classificados das classes jovens quando desfilaram no estádio principal no Domingo ao meio dia. Isto foi enormemente apreciado pelos expectadores e apresentadores, e muitos ao irem embora acharam que ganharam muito mais nesta exposição do que em muitas Siegers passadas. Eu sinceramente espero que a SV faça planos para realizar outros eventos em Braunschweig no futuro próximo, como também em Ulm, outra de minhas favoritas Sedes.

Houve uma série de facilidades para diversos alimentos e bebidas, Bratwurst, bifes (bifes de porco marinados), em particular, e copiosos fornecimentos da fabulosa cerveja alemã, que foi certamente apreciada por muitos britânicos. Muitas barraquinhas que vendem uma variedade de produtos relacionados com cães estavam localizadas em torno do estádio.

As habituais reuniões sociais tiveram lugar, especialmente entre amigos e conhecidos de diferentes países. É um aspecto valioso da Sieger Show encontrar pessoas e discutir sobre o mundo do Cão Pastor Alemão, seus altos e baixos, a especulação e os boatos, as dicas para o sucesso, as desilusões, e os prováveis vencedores e classificações para cada classe, etc. etc. Trata-se da mais agradável parte desta grande exposição e oferece a muitos, uma visão do conhecimento pessoal e da percepção do cenário da exposição alemã. Sempre me surpreende o fato de quantas pessoas não compreendem o Sistema Alemão de Exposições, e que o julgamento deste espetacular evento começa lá atrás, em Abril de cada ano. Seria útil para a Associação do Cão Pastor Alemão, progredir com um clube de criadores ligado à WUSV aqui no Reino Unido, para realizar seminários sobre a raça alemã e mostrar sistema. Outros clubes ligados à WUSV em vários outros países poderiam fazer o mesmo. Tenho a certeza de que seria bem freqüentado e apreciado por todos.

Os grupos finais das Classes Cães de Trabalho (acima de 2 anos) forma julgados no estádio principal no domingo à tarde. Pela necessidade, devido ao grande número, todas as classes foram divididas em grupos de aproximadamente 50 a 60, e para correções nas maiores classes jovens existiram mais que 4 grupos, como exemplo da classe jovem fêmeas. É praticamente normal quando um grupo está sendo julgado, o primeiro de um grupo atrás passa a competir no grupo logo á frente.

A previsão meteorológica informou que teria algum sol, nuvem, alguns chuviscos e chuva, durante os 3 dias. Considerando que as condições meteorológicas foram muito boas para a maioria dos dias, com algumas nuvens e chuva pesada, na sexta-feira. No domingo o tempo foi quase perfeito para os cães e também para os espectadores. As temperaturas estavam bastante agradáveis durante os três dias. Considerando que esta exposição estava sendo realizado no Norte da Alemanha, que tem condições climáticas semelhantes às do Reino Unido, muitos receavam que pudesse chover e diminuir seu prazer. Estou certo de que a maioria das pessoas tinham levado roupas adequadas para seus melhores e as piores expectativas.

Novamente compilei os resultados principais ‘MAIN RESULTS’, e espero que achem úteis. Isto significa também que você poderá encontrar os vencedores principais, com pais e mães de cada um, o que dará uma idéia dos padreadores dos melhores cães jovens da exposição. Eu chamarei sua atenção para estes resultados mais tarde.

 A Sieger de 2007 trousse mudanças nos Juízes. Para a classe cães de trabalho fêmeas, Bernhard Norda do canil Klostermoor, e o Juiz da classe cães de trabalho machos, Reinhardt Meyer do canil vom Bergmannshof, Reinhardt é o recém eleito Diretor Nacional de Criação da SV.

Bernhard Norda é um bem conhecido juiz da SV. Bernhard tem uma forma tranqüila e agradável de julgar, e foi um prazer assistir sua habilidade e experiência enquanto julgava a Classe Cães de Trabalho fêmeas.

Reinhardt Meyer, com a eleição para Diretor Nacional de Criação da SV, em Dezembro de 2006, trouxe muitas questões e expectativas de como julgaria a classe cães de trabalho machos, e como implementaria alguns de seus declarados planos e visões em nossa raça. Reinhardt é bem conhecido por sua firme convicção sobre a direcionamento da criação para o futuro; ele tem uma determinação, que irá irritar muitas castas na hierarquia da SV, e entre os seus colegas juízes, e Mestres de Seleção. Vou me referir a isso mais tarde.

A linha Ursus figura preponderante nas classes. No entanto, fica claro que outras linhas de sangue estão agora emergindo, e combinando muito bem com as muitas qualidades que Ursus deu á nossa criação. Convém sempre lembrar que a força e a substância que Ursus deu, e que continua através de muitos dos seus filhos e filhas, pode combinar bem e beneficiar os machos de tamanho médio com média força e substância. O canis de sucesso na nossa raça sabem o valor de uma linha reprodutora, bem como a cuidadosa consideração que deve ser dada quando procuram cães adequados para complementar a sua fêmea.

 

ZAMP VOM THERMODOS

Uma das linhas de sangue proeminentes em 2006 era Dux della Valcuvia. Seu filho Quantum von Arminius VA2 e o filho de Quantum, Zamp vom Thermodos VA1 & Sieger, continuam produzindo muito bem. Zamp apresentou um excelente grupo de progênie. O melhor grupo que já vi em todas minhas visitas à Sieger. Para mim o auge foi em 2006. Esta linha de sangue vai sem dúvida desempenhar um papel importante no desenvolvimento futuro da nossa raça.

Nas minhas prévias “Impressões” eu declarei o valor de excelentes matrizes em um pedigree, e a linha de sangue Dux, Quantum, Zamp enfaticamente prova este ponto. Algumas destas excelentes matrizes acasaladas com importantes reprodutores e teremos início a importantes linhas. Isto é exatamente o que tornou estas linhas tão importantes em nossa criação. Claro que eles irão combinar com outras linhas, e continuarão a fazer importantes contribuições para a nossa raça.

 

PAKROS D'ULMENTAL

Classe Machos Adultos – Classe Cães de Trabalho machos, foram 8 machos VA este ano. 

VA1 Pakros d’ Ulmental, foi coroado Sieger, acima do VA4 do ano passado. Ele é absolutamente de tamanho coreto, medianamente forte e com excelente conformação; filho do Sieger Bax e da Siegerin Karma. Ele está provando ser um excelente reprodutor, padreando o VA4 Vegas du Haut Mansard, e muitas lindas fêmeas, notadamente a fêmea V3 Lyra vom Radhaus, a V16 Nannila vd Freiheit Westerholt, a jovem fêmea SG7 Dara vom Murrtal. Seu jovem filho Vegas já está provando seu valor como reprodutor, produzindo muitas excelentes fêmeas, e alguns excelentes machos, nas classes jovens (Junior). (Veja o RESULTADO PRINCIPAL)

 

QUENN VOM LOHERWEG

VA2 Quenn vom Loher Weg, acima do VA6 do ano passado, inteiramente justificado com uma melhoria substancial no seu Grupo de Progênie, comparado com o último ano. Muitos pensavam que a sua progênie era de tal mérito que ele merecia o título de Sieger; os resultados da descendência de ambos, Pakros e Quenn, ofereceram a mais clara razão para tais pensamentos. Quenn padreou muitos machos e fêmeas muito bem colocados, com particular nota para o SG1 & Youth Sieger Godalis Tino, sua irmã SG11 Godalis Tiara, e o SG2 da terceira categoria Furbo degli Achei. Considero Furbo uma das ESTRELAS da Exposição deste ano. Convido a todos, a examinar atentamente os PRINCIPAIS RESULTADOS em meu site. 

 

DUX de CUATRO FLORES

VA3 Dux de Cuatro Flores, acima do VA5 no ano passado, e totalmente merecedor desta posição, oferece uma linha de sangue alternativa. Eu o considero um melhor produtor de fêmeas do que machos, e sua prole confirma isto. Uma notável exceção é o SG2 Sony vom Heinrichplatz, um excelente jovem macho. Sony certamente levará a frente esta linha de sangue, e aguardo com expectativa, vê-lo no próximo ano. 

VEGAS DU HAUT MANSARD

VA4 Vegas du Haut Mansard, acima do VA8 no ano passado, e Jovem Sieger de 2005, uma ESTRELA sem dúvida. Ele tem seu primeiro grupo de progênie; todos estavam na terceira categoria. É muito importante perceber que Vegas iniciou como reprodutor em 16 de Março de 2006, quando completou 2 anos de idade, talvez alguns dias antes. Com um tempo de gestação de 2 meses, seus primeiros filhos nasceram a partir de 16 de Maio de 2006, ou um pouco antes. Isto significa que somente as ninhadas nascidas entre meados de Maio e começo de Setembro de 2006 teriam mais de 12 meses de idade o que elege uma produção de 3 meses e meio para uma progênie apresentada.

Quando considerar estes fatos muito importantes, apreciará esta tremenda habilidade de produzir que Vegas sinalizou com seu primeiro grupo de progênie. Terceira categoria machos, SG5 Belisar vom Aurelius um macho top, criado por Winfried Benitz, proprietário de Vegas e pertencente a ele, SG18 Dean vom Karlsfelder Hof, SG22 Orus d’ Ulmental e SG23 Peppermint’s Charlie Brown

Na terceira categoria fêmeas nós tivemos as QUATRO FABULOSAS, SG2 Birdy du Domaine du Parc, novamente pertencente à Winfried Benitz, a SG3 Ussi vom Pallas Athene, a SG4 Jana von der Plassenburg, e a SG6 Rimini von der Zenteiche. Assisti estas fêmeas andando e no trote na pista, no primeiro grupo de 6, classificadas pelo Juiz. Elas eram magníficas e absolutamente de tamanho correto e movimento soberbo. Considero este grupo de seis como as melhores fêmeas que já vi. Mais sobre estas fêmeas mais tarde. Vegas também padreou nesta classe, o SG13, SG14, SG26, SG38, e SG39. Com certeza, estarei esperando para ver seu grupo de progênie no próximo ano.

 

ORBIT VOM HUHNEGRAB

VA5 Orbit vom Huhnegrab, um macho muito grande, VA3 no ano passado. Teve um grupo de progênie melhor este ano, o que não foi uma tarefa difícil em função do pobre grupo do ano passado. Eu não consigo ver este macho como um valioso VA, e certamente não o vejo fazer um papel significativo na continuidade da linha Ursus, Yasko Farbenspiel. Se as normas da SV quanto à medida da altura fossem aplicadas para este macho, ele teria sido selecionado?

VA6 Nando vom Gollerweiher, um macho muito grande, ele falhou no teste de coragem no ano passado, e foi VA9 em 2005. Um macho com uma pigmentação incomum, e um tamanho muito grande, Se as normas da SV quanto à medida da altura fossem aplicadas para este macho, ele teria sido selecionado? Eu soube que foi Sieger na Itália algumas semanas mais tarde. – (Ver Standard da SV e normas quanto ao tamanho) 

 

INGODDS AGGASSI

VA7 Ingodd’s Agassi, um macho grande com excelentes proporções e substância, Seu movimento, particularmente de levantar a pata para o alcance dianteiro, tira vantagem de sua potente propulsão, resultando em um movimento harmonioso e com impressionante cobertura de solo, que é claramente transmitido em sua progênie. Foi V14 no ano passado, e ganhou seu título de VA este ano. Já havia descrito em minhas prévias IMPRESSÕES; assim como escrito em 2005 quando foi SG25 na segunda categoria macho.

O SG25 Ingodd's Agassi, um filho de Ghandi um potente macho com uma forte cabeça e excelente cor, que herda sua excelente conformação. Para mim, Agassi é o melhor filho de Ghandi que já vi, e poderia estar melhor classificado. Agassi também tem o benefício da linha materna de campeões noruegueses que, fui informado, contêm muitas excelentes fêmeas e matrizes top. Seu proprietário e criador residem na Noruega, mas reside na Alemanha, e tenho certeza será um excelente reprodutor dando continuidade à linha do VA Ghandi von Arlett. 

Estou muito satisfeito com este progresso e muito impressionado com seu primeiro grupo de progênie. O VA Agassi nasceu em 7 de Outubro de 2003, começando suas coberturas em 7 de Outubro de 2005, e calculamos menos de 7 meses na reprodução, sem servir as melhores fêmeas, ao contrário de muitos dos melhores machos alemães, e vemos o que produziu. Em particular o jovem macho SG3 Gio vom Frankengold, e a jovem fêmea SG15 Vienna vom Heinrichplatz. Seu jovem grupo de progênie tem muitas valiosas qualidades, claramente inerente ao pai. Estou certo de que com sua quota inteira de coberturas, e algumas das fêmeas top, este macho dará uma contribuição positiva e espero vê-lo com seu grupo de progênie no próximo ano.

 

ODIN VOM HOLTKAMPER HOF

VA8 Odin vom Holtkamper Hof, caiu do VA7 no ano passado, e em minha opinião teve sorte de receber a qualificação de VA. Um macho MUITO GRANDE, de excelente conformação, que impressionou nas últimas edições da Sieger, embora este ano tenha apresentado seu primeiro grupo de progênie. É certo que teve somente sete meses de serviço; similar ao VA Agassi, mas as semelhanças acabam aqui. A progênie do VA Odin desapontou muito, com somente uma ou duas exceções. Por instantes eles deram uma boa impressão, embora não chamassem muita atenção, mas tão logo começaram a se mover, especialmente com guia frouxa, os problemas tornaram-se óbvios. Quando começaram a trotar, qualquer pretensão com relação a este grupo teve de ser completamente retirada. A maioria apresentou a parte lombar mais alta do que a cernelha, ao mesmo tempo em que eles caiam na frente, ou movimentação com cernelha caída, seja qual for a terminologia que preferir ou entender com relação a esta falta. A eles faltavam propulsão e subseqüente pouca potência para ser transmitida a qualquer tipo de anterior. Eu estava extremamente desapontado, particularmente porque havia admirado-o durante os dois últimos anos, e fazia plano de utilizá-lo mais tarde, ainda este ano.

V1 Yimmy van Contra, melhor que o V5 do ano passado. Algumas coisas não consigo entender. Sua progênie desapontou, lembre que eu expressei grandes esperanças neste cão nas minhas prévias “IMPRESSIONS”. Yimmy tem um ZW de 114, que alguns juízes consideram com um passo para o título de VA, mas ganhar um V1 na exposição deste ano indicaria que está produzindo bem e talvez com um ou dois filhos de destaque. Se tem, eu não o vi. Seria muito cínico se falasse que este cão está bem apadrinhado, então não o farei. Vi que foi Vice Sieger na Itália algumas semanas depois. Algumas decisões na nossa raça nunca deixam de me surpreender.

O V2 Aron della Terra dei Forte, tem uma excelente movimentação, sendo outro macho com limitado tempo para ter um grupo de progênie, nunca vi qualquer prole deste macho. Mais uma vez o nível deste macho me ilude. Mais ainda se considero o macho logo atrás dele. 

V3 Negus vom Holtkamper See, um filho do Sieger Zamp vom Thermodos. Um macho bem construído, com excelente movimentação, e com o que considero, uma excelente linha de sangue, incluindo uma excelente mãe e matriz, tanto quanto seu fabuloso pai.


Paula vom Gut Lethe

Sua magnífica filha SG1 e Young Siegerin Paula vom Gut Lethe, é a melhor fêmea que meus olhos já viram. Não poderia achar qualquer defeito, e suas virtudes são de se destacar, cabeça e expressão, proporções, substância, linha superior e inferior, pigmentação, angulação dianteira e comprimento do úmero, e colocação de ombro. Sua angulação posterior, formação de coxa e sua forte e curta tíbia (Amplitude da coxa, curta forte tíbia, tudo isso culminando num majestoso caminhar, equilibrado e proposital, que então ocorreu sem problemas em um fabuloso trote, que foi sem esforço, harmonioso e com extensa cobertura de solo). Estou certo de que muitos outros irão concordar que é uma ESTRELA; vou ir mais longe e dizer que ela é uma SUPER STAR. Sua mãe Ondra vom Gut Lethe, é uma filha de Esto van Noort, filho do bicampeão Yasko, e irmão do VA Erasmus van Noort, estes netos do legendário Sieger Ursus von Batu. A linha materna de Ondra vai até Quartz dei Templari, um filho de Amigo vom Belgier. Há também linhas de Hoss vom Hasenborn e do Sieger Jeck vom Noricum, a linha baixa maternal vai até Larry vom Wiesenborn, um filho do VA Fando vom Sudblick. O que mais falar sobre esta criação?

Tenho certeza de que a combinação Zamp, Wallace, a excelente linha de fêmeas Holtkamper See, e a excelente linha padreadora de Ursus por Yasko, considerado pela maioria para produzir fabulosas fêmeas. Estou planejando uma combinação similar, mais particularmente com as linhas Zamp, Wallace e Yasko. Deverei ter sorte! 

Favor notarem que o V3 Negus nascido em 11 de Maio de 2004, então com poucas ninhadas, que poderiam ter sido apresentadas nesta Sieger show. Certamente aguardarei sua progênie para o próximo ano, e também de seu irmão V29 Naxos, que também está sendo utilizado extensivamente.

 

QUANTUM VOM FIEMERECK

V4 Quantum vom Fiemereck, nascido em 4 de Julho de 2004, e sem chances de progênie aqui. Um excelente macho que está sendo utilizado extensivamente, sendo obvio que este macho dará continuidade à linha do VA Ando. Durante o julgamene, achei que seria considerado um VA, talvez no ano que vem. 

Houve vários machos que me chamaram a atenção por várias razões. Mencionarei alguns: 

V6 Bazi v.d. Urbecke, um excelente macho, sendo bem utilizado. Estarei esperando sua progênie para o próximo ano.

 V7 Yerom vom Haus Salihin, um excelente macho com muito a oferecer.

 V8 Djenges Kahn of Sante’s Home,um macho muito grande embora com excelente conformação, as um pouco carente na movimentação.

 
Andrjuscha van Noort

V13 Andrjuscha van Noort, um filho do VA Hill vom Farbenspiel, um macho que impressiona, não sendo surpresa ser popular com muitos criadores. Há descendentes muito bons vindos dele – Espero ver mais no próximo ano.

 

V16 Astana Alfons, me desapontou este ano, sua prova de coragem foi excelente, mas ele não fez nenhum progresso este ano, com desenvolvimento normal. Irei assisti-lo no próximo ano.

V17 Irok Karanberg, Jovem Sieger no ano passado, um excelente macho, acho que pareceu melhor este ano, poderia estar mais bem classificado nesta classe, mas perdeu postos durante a fase de trote.

V23 Digger vom Elzmundungsraum, fiquei impressionado com este macho. Excelente conformação, com muito a oferecer, e todos os três desta ninhada, o que inclui Daphne e Daira, são sem dúvida excelentes. Sinto confiante em dizer que será um padreado top com uma forte demanda pelos criadores. Eu também o considerei digno de um lugar muito mais elevado.

V34 Yukon v.d.Bastillie, um jovem macho com muitas linhas de sangue aproveitáveis.

V46 Wallace vom Holtkamper See, eu gosto deste excelente macho, tem muito a oferecer – outro que deveria estar em um posto mais alto.

EZ Vidoc des Collines du Boischaut, um excelente jovem macho, que se retirou por alguma razão. Acho que deveria estar confortavelmente entre os 25 V.

Novamente um grande número de cães se retirou nesta Sieger Show. Não entendo este êxodo anual. É um insulto aos Juízes, e deveria ser mais bem controlado. Estou consciente, a partir de e-mails recebidos, que muitos expositores se sentem insultados pelos Juízes, com a classificação dada a seu cão, e esta é a razão da retirada do cão. Minha resposta é simples para isto, você colocou seu cão para ouvir a opinião do juiz, quando a obtém, somente a aceite. Estou sempre surpreso com a aparente aceitação deste insultante nível de abandono pelos Juízes da Sieger.

A inclusão e classificação de alguns machos MUITO GRANDES nesta classe, e outras classes, incluindo alguns machos e fêmeas VA, e outras fêmeas adultas, na Sieger deste ano, Levanta questões fundamentais, como a integridade do sistema de seleção alemão. Dizer que é uma falta de integridade não, certamente, uma declaração inexata. 

A Seleção da SV requer que todos os machos Selecionados classe I tenham altura de até 65 cm. Claro que um macho com mais de 65 cm até 66 cm pode apenas receber seleção classe II, e de acordo com as regras e regulamentos da SV, TODO MACHO COM MAIS DE 66 cm NÃO PODE SER SELECIONADO e FÊMEAS COM MAIS DE 61 cm TAMBÉM NÃO PODEM SER SELECIONADOS. A regulamento da SV diz que não cabe recurso neste caso à decisão do Mestre de Seleção, mesmo que tenha medido um macho e a maior medida tenha sido um 65 cm ou 66 cm, e conseqüentemente tenha negado a seleção. Estas regras são exageradas em nosso esporte. Nenhum homem é uma ilha dentro de si mesmo e o poder absoluto corrompe.

Muitos acreditam que o Sr. Reinhardt Meyer vai enfrentar muitos sérios desafios com relação à nossa raça, principalmente em questão ao tamanho. É evidente que esta deve ser uma imensa tarefa para Reinhardt, como este ano tivemos alguns machos MUITO GRANDES na seu grupo de VA´s e no resto da classe. (Os resultados da Sieger italiana também irão influenciar muitas pessoas com relação a qualquer agressão grave em relação ao problema do tamanho - com Nando tornando Sieger)

Eu certamente tenho mais a dizer com relação ao tamanho. No entanto, não acho que devemos desgostar dos cães grandes – minha clara posição é que quero simplesmente que o tamanho da nossa raça no padrão cultive uma condição genuinamente realística. As práticas desonestas na medida em que prevalecem na Alemanha, e em outros lugares, simplesmente não devem ser aceitas ou toleradas. 

Muitos cães Alemães vencedores das mais valiosas competições estão sendo extremamente utilizados como padreadores e freqüentemente vendidos. Acredito que muitos destes cães têm o valor de sua altura completamente falso na sua ficha de seleção, que se medido de forma correta, segundo as regras e regulamentos atuais da SV estes cães teriam sua autorizações para criação canceladas. Embora esta perda fosse uma tragédia para a nossa criação. No passado, muitos cães bem grandes , incluindo muitos Siegers e VA´s , deram muitos benefícios ao progresso da nossa raça. Você poderia imaginar nossa Criação atual sem alguns destes grandes machos de tamanho grande? As regras e regulamentos da SV não deveriam excluir estes machos do nosso plantel de opções, estas inclusões não deveriam significar uma quebra destes regulamentos, por isto eu solicito mudanças.

Foi-me relatado que muitos machos importados da Alemanha, Selecionados Classe 1, foram inscritos neste ano na Sieger Show canadense, e fui informado de que o juiz alemão da SV mediu esses machos, e retirou-os da classe adultos, por serem acima do tamanho. Também estou informado de que muitos dos insensatos proprietários destes homens estão entrando com uma ação judicial contra o SV, por conceder suas Seleções, de acordo com as suas regras e regulamentos, com óbvias e muito graves incorreções. Eu gostaria de receber mais informações sobre esta e qualquer ocorrência semelhante. Não pode haver dúvida de que as alterações têm de ser feitas no padrão da nossa raça relativas ao tamanho do nosso cão pastor alemão, e ao Regras e Regulamentos ligado à medição dos cães.

Nosso padrão atual da raça estabelece o tamanho ideal para um macho é 62,5 cm - o que é uma piada - quantos machos você vê desta dimensão entre os milhares na Sieger Show? Em seguida, permite 2,5 cm para cada lado deste ideal. Você já imaginou um macho de 60 cm? Teria um colapso histérico se visse um. E se houvesse criado um, ficaria muito preocupado com a sua composição genética. Você pode imaginar um macho de menos de 62,5 cm em uma pista, ou usando estes tais machos reprodutores em seu programa? Precisamos cair na real, estou em contato com esta raça há bem mais de 30 anos, e sou um juiz de criação e um criador razoavelmente bem sucedido. Eu me desespero com nosso padrão, com relação à altura das cernelhas, e estou indignado com os insultos à minha inteligência que sou forçado a tolerar continuamente. Em muitas exposições de pastores alemães, em todo o Mundo, quando fui informado que determinados cães têm Seleção classe 1 na Alemanha e, em seguida, ao olhar para eles, tendo até medido alguns deles, são mais altos do que 66 cm, e muitos vão até a 70 cm.

Já se passou muito tempo para a SV parar de recusar Seleções de cães acima do tamanho,e alterar o tamanho no padrão. Sugiro que 65 cm é o tamanho ideal para um macho, e que deverá permitir 2,5 cm para ambos os lados deste, para uma Seleção Classe 1. Fora deste intervalo deve resultar em uma Seleção Classe 2, e um apelo deve ser permitido se o proprietário não concordar com as medidas tomadas pela Selecionador. Uma coisa eu tenho a certeza absoluta: cerca de bem mais de 95% dos machos nas pistas ao redor do mundo, estarão dentro das medições sugeridas. Com uma grande parte dentro da metade superior.

Temos um padrão de tamanho para a raça, que é considerado sagrado, “impressos em pedra", pela SV, juízes da SV e Mestres de Seleção. Em seguida, este sistema permite que estas pessoas persistam em medições inexatas, particularmente na Seleção, em uma base muito seletiva. Se alguém pensa que o meu questionamento sobre a capacidade precisa e honesta de medir de um Juiz de Seleção está errada, e não precisamos de um sistema de recurso e então, permitir ir que os Juízes de Seleção sigam em frente com este procedimento..., por favor!

Se a SV duvida do tamanho do problema, ou de qualquer forma pretende desafiar meus comentários e afirmações, gostaria de pedir respeitosamente que eles organizem um sistema independente de medição para os primeiros 20 cães em TODAS as classes na Sieger Show de 2008, em Aachen. A minha sugestão não pretende de forma alguma eliminar a responsabilidade do juiz, que se destina a fornecer informações factuais e independentes do tamanho de cada animal exposto. A informação das medições devem ser publicadas na revista da SV, o mais rapidamente possível. Essas verificações disponíveis e transparentes sobre informações facilmente obtidas sobre os cães “top” na Sieger Show, anualmente, seria inestimável para o progresso futuro da nossa raça. Em verdade isto é evidente para todos.

Não estou esquecendo por um momento que esta Sieger é a “Sieger Alemã”.  No entanto, a SV está plenamente consciente da responsabilidade mundial que detêm com a nossa raça, bem como o impacto que esta Sieger Mundial tem. Não esquecendo o poder e influência mundial da SV através da WUSV.

Eu acredito firmemente que a SV não introduzirá mudanças no padrão e nas regras e regulamentos com relação ao tamanho. Especialmente com relação à sua Seleção, estarão no futuro face a face com processos litigiosos provenientes da própria Alemanha e ao redor do Mundo. Deverão se preocupar pois vivemos em tempos em que o número de processos aumenta a cada dia, com a fácil comunicação global. A corrente situação é insustentável, o desafio é formular mudanças que são sustentáveis e que encorajem a honestidade transparente. Talvez a ação correta possa ser dirigida aos Mestres de Seleção que têm absoluto poder com relação às Seleções, e particularmente na medição do tamanho dos cães 

Regulamento de Seleção: 2.5.4 A decisão final é do Mestre de Seleção. Não é permitida objeções.

Regulamento de Seleção: 6.4 Medidas e peso
As medidas do peso, profundidade de peito e diâmetro torácico (perímetro torácico no Brasil) podem ser realizadas pelo Juiz de Seleção ou pelo seu assistente autorizado ou Dirigente da Seleção; as medidas da altura da cernelha serão feitas pelo Juiz. 

Regulamento de Seleção: 7.5 Seleção proibida b) Acima ou abaixo de 1 cm do limite permitido; 

Regulamento de Seleção: 7.7.3 O exame de Seleção pode ser cancelado, tornar-se inválido, através de processo de revogação. Isto procede através de recomendação de um Mestre de Seleção ou Juiz de Criação para o escritório central da SV. Um “controle” pode ser colocado no processo de gravação dos resultados do exame para eliminar dificuldades em resolver qualquer problema a qualquer instante

Os Juízes da Sieger em 2008, e todos os Juízes da SV, deverão medir TODOS OS CÃES apresentados na Alemanha, e se são acima do tamanho – deverão empregar o Regulamento de Seleção: 7.7.3 imediatamente – se não puderem fazer isto, então pelo menos ser honesto sobre O TAMANHO EM VOGA em nossa criação, e ajustar o padrão de acordo. Comportamento de avestruz é inaceitável. O problema do tamanho não está diminuindo, está crescendo sem ninguém fazer nada, e precisamos encarar a realidade e implementar novas medidas de altura no padrão da raça urgentemente. Eu recuso totalmente o argumento de que se aumentarmos a altura no padrão, nossa raça se tornará cada vez maior. Este é um argumento colocado por todos os que querem continuar com o presente sistema desonesto e corrupto. O meio absolutamente seguro de assegurar que não continuará acontecendo é muito simples, medidas muito estritas e honestas feitas pelos Juízes e Mestres de Seleção (Juízes de Seleção), absolutamente SEM EXCEÇÕES, nem para amigos ou outros Juízes ou Mestres de Criação ou qualquer outra conexão. A SV deve então implementar um regulamento que elimine do quadro, o Juiz ou Mestre de Criação que realizar uma medição desonesta. Talvez o famoso lema Alemão “eficiência com qualidade” possa ser ilustrado pela SV neste importante assunto. 

Talvez o Juiz da SV na Sieger Canadense de 2007 – tenha coragem de punir os cães fora do padrão, mas não o suficiente para implementar o Regulamento de Seleção: 7.7.3 acima. Ou será que fará?

Novamente solicito minhas desculpas por escrever sobre esta muito importante tema aqui em minhas IMPRESSÕES. A Sieger é globalmente a mais importante exposição e de maior influência. Precisamos citar todos os mais importantes temas que afetam a presente criação e o futuro da raça e abrir o debate, para que as organizações de maior poder e influência possam levar a sério, especialmente àquelas da Alemanha, berço da raça.

Na classe de fêmeas adultas – cães de trabalho fêmeas, houveram 9 VA’s

A maioria da fêmeas no grupo da frente eram muito grandes, e muito bonitas. Fiquei muito impressionado com a qualidade, e mais particularmente com a substância de muitas fêmeas apresentadas no domingo.


Gina vom Aquamarin

VA1 & Siegerin Gina vom Aquamarin, – uma grande fêmea substanciosa que foi VA7 no ano passado, e totalmente justificando seu título este ano. Cabeça e expressão amavelmente feminina, conformação harmoniosa, soberba linhas superior e inferior, angulações corretas. Seu trote foi excelente, com perfeito alcance dianteiro, totalmente completando sua tremenda propulsão. Sua performance foi exemplar do começo ao fim, uma Siegerin com Louvor.

 
VA2 Pania dell’ Alto Pino, subindo do VA9 no ano passado, novamente uma excelente fêmea, filha de Zamp vom Thermodos.

VA3 Hasel vom Streek, uma fêmea muito balanceada, de tamanho correto, Linda conformação, e excelente movimentação. Foi VA4 em 2005.

 

YASMIN VOM NIEUWLANDSHOF

VA4 Yasmin vom Nieuwlandshof, uma fêmea grande – caiu do VA3 no ano passado, seu tamanho parece obviamente menor entre as fêmeas grandes este ano. Uma bonita e forte fêmea cuja performance foi melhor que no ano passado. Criada por um renomado criador holandês. Foi muito gratificante ver seu criador Geert Kroesen bem de saúde após longo período adoentado.

VA5 Lana v d Zenteiche, acima do V4 do ano passado, uma fêmea muito bonita, com uma excelente performance.


 

 

O restante das fêmeas VA foram todas excelentes e merecedoras das qualificações VA. Foi bom ver mais fabulosas fêmeas vindo através de Zamp vom Thermodos. Acrescentando à VA2 Pania, havia a VA9 Chiara vom Steffen Haus, subindo do V2 do ano passado, a V1 Alisha, a V4 Chanel, a V8 Daphne, irmã de Sue Belfield’s Daira, agora na Inglaterra, e a V19 Kurina. Que excelente legado Zamp está dando à nossa raça.

Esta classe de fêmeas adultas, particularmente o grupo da frente, oferece À nossa criação, considerável promessa para o futuro.


Juiz Henning Setzer & seus assistetes - Categoria Junior B Machos

Na segunda categoria machos, não houve destaques, embora tivessem alguns excelentes machos, era óbvio que faltava algo em todos eles, ou no caso do SG3, algo extra, seu tamanho grande.


GODALIS TINO

Jovem Sieger SG1 Godalis Tino, um excelente filho do VA Quenn vom Loher Weg, um cão bem construído, de tamanho e proporções corretas. Com seu pedigree, muito baixo ZW de 73, e sua excelente linha materna, tenho certeza que será usado por muitos criadores. Quero vê-lo no próximo ano, mas acredito que o SG2 Furbo degli Achei (ZW=78) da categoria Junior A machos, desafiará seriamente Tino pela coroa de VA de seus pais.


Tyson vom Kottersbusch

Outro desafiante certamente será o SG3 nesta classe, Tyson vom Kottersbusch (ZW=79), um macho muito grande, e outro excelente filho do VA Quenn, com uma soberba matriz. Fazendo um balanço, acredito firmemente que Tyson merecia o título de Jovem Sieger. Certamente encontrei em Tyson, qualidades de um Jovem Sieger. É um grande macho, mas tenho certeza que em sua seleção constará 65 cm. Prestem a atenção quantos outros filhos do VA Quenn estão bem classificados nesta classe. Não é surpresa que muitas pessoas acham que será um provável Sieger – talvez no próximo ano.

SG2 Sony vom Heinrichplatz, este filho do VA Dux Cuatro Flores é um macho muito bom, mas falta no anterior, deverá ficar mais atrás.


SG 4 Tuareg v. Bad-Boll (Yanox Bad-Boll - Fanny Val del Lambro)


SG 14 Magnum z. Kolbenguß  (Quenn Löher Weg x Helen Kolbenguß)

Embora esta classe tenha machos muito bons, apenas alguns têm qualidades de destaque.

Classe Junior B fêmeas, uma classe com fêmeas MUITO GRANDES, difícil de ver uma fêmea no grupo da frente menor que 62 cm. Nós temos problemas com tamanho na nossa criação? Certamente NÃO! Nós somente temos problemas sem razão, no padrão da raça com relação ao tamanho.

SG1 Ronja vom Haus Burow, uma fêmea soberba e muito grande, filha do legendário VA Esko vom Danischen Hof. É muito bom ver que ele ainda se mostra. Ronja não estava em sua melhor condição, mas isto prejudicou sua excelência como um todo. Sua performance foi exemplar.

SG2 Irina vom Frutteto, uma excelente fêmea muito grande, padreada pelo muito grande Ken vom Elzmundungsraum.

SG3 Gloria vom Valtenberg, e SG4 Pola vd Zenteiche, ambas filhas de Hannibal Stieglerhof, um macho criado pelo juiz da classe. Ambas, excelentes fêmeas muito grandes.

 SG6 Vina vd Alma Mater, outra fêmea de destaque filha do VA Esko vom Danischen Hof.

Sg10 Jade vd Zomerdijkslanden, outra linda fêmea filha da excelente reprodutora Jacky vd Zomerdijkslanden.

O VA Quenn e o Sieger Zamp colocaram muitas excelentes fêmeas nas melhores postos desta classe. Será mito interessante quando os criadores combinarem ambos, nos seus programas de criação. Eu antecipo que serão excelentes.

Categoria Junior A Machos,

Para mim, uma das melhores categorias da exposição, apenas ficando atrás da categoria Junior A fêmeas.


Panjo vom Kirschental

SG1 & Young Sieger Panjo vom Kirschental, para mim uma ESTRELA, combinação similar ao Sieger Zamp vom Thermodos, sendo filho de Quantum, e de uma filha do VA Esko, Panjo possui todas as qualidades de um futuro VA. É um macho forte, grande e substancioso, com uma excelente conformação uma performance exemplar. Um verdadeiro jovem Sieger.

SG2 Furbo degli Achei, outro macho que considero uma ESTRELA desta exposição, com soberba conformação, ricamente pigmentado, grande e com excelente cabeça e expressão, e desperta a atenção pela sua excelência geral. É um filho do VA Quenn com um futuro brilhante – um macho italiano que muitos esperam que fique reproduzindo na Alemanha.


Xaro vom Ben Harten

SG4 Xaro vom Ben Harten, um excelente filho do Sieger Zamp, e da VA Anta vom Ben Harten, uma fêmea favorita para mim. Embora em más condições de pelagem, não prejudicou sua excelência geral, e é um macho esculpido – uma qualidade muito importante num jovem macho. Sua anatomia foi muito impressionante, e quando se movimentou minhas expectativas foram confirmadas. Estou certo que com a maturidade normal, desenvolverá num macho excelente com muito a oferecer para os criadores.

SG5 Belisar vom Aurelius, um soberbo filho do VA Vegas du Haut Mansard e da excelente reprodutora Pippi vom Wildsteiger Land, que é uma filha do VA Esko von Danischen Hof e da excelente reprodutora Piggi vom Wildsteiger Land, que é filha da legendária excelente reprodutora Marit vom Wildsteiger Land. Que fabulosa combinação de excelentes machos e fêmeas este cão tem em seu pedigree. Um macho que me deixaria muito ansioso (espero que possa) em utilizá-lo em meu programa de criação.


SG7 Bruno du Val D’Anzin

SG7 Bruno du Val D’Anzin, um excelente filho de Bravos vom Steffen Haus, e da soberba Siegerin Tabata du Val D’Anzin. Um grande, forte e substancioso macho, que me impressionou. Tem um futuro seguro, tanto nas exposições, como com os criadores.

Estive impressionado com o número de machos nesta classe, e estarei na expectativa de como se desenvolverão para o próximo ano. Eles oferecem grandes promessas e opções aos criadores. Certamente espero que as promessas se tornem realidade.

Categoria Junior A fêmeas

O VA4 Vegas du Haut Mansard, dominou a categoria com muitas lindas fêmeas, notavelmente estas QUATRO FABULOSAS, SG2 Birdy du Domaine du Parc, SG3 Ussi vom Pallas Athene, SG4 Jana von der Plassenburg, e SG6 Rimini von der Zenteiche.


SG2 Birdy du Domaine du Parc

Estas fêmeas coroaram seu lindo pai, com excelentes conformação e movimentação – São simplesmente lindas. E sei que já mencionei anteriormente, mas elas merecem que eu repita, como também a SG1 e Young Siegerin Paula vom Gut Lethe, uma magnífica fêmea. Senti que esta tinha uma concentração de qualidade, e o primeiro grupo com muitas filhas de jovens reprodutores, que serão promessas para o futuro. Muitas destas excelentes fêmeas dominarão a classe adulta no próximo ano. Também digo que as fêmeas da progênie do VA Vegas dominarão todas as categorias no próximo ano.

Agora estou me programando para a próxima Sieger Show que acontecerá em Aachen, perto de Colônia (Koln), no noroeste da Alemanha. É uma cidade próspera, com muito bons mas caros hotéis, na maioria com 3 e 4 estrelas cobrando em torno de 150 Euros a diária, freqüentemente com café da manhã não incluso. Então, reservem seus hotéis com antecedência, se não quiserem ficar desapontados. A Holanda e a Bélgica estão bem próximas do evento, e se está preparado para viajar, digo mais de 25 milhas, poderá reservar hotéis com preços mais razoáveis. Rose & Harry Emmett mais uma vez organizaram de forma excelente, a viagem para a Sieger deste ano, e entendo que eles organizarão novamente a do próximo ano e espero que as dos outros anos também. Devido à proximidade do evento, Aachen, para Dover – Calais, apenas 3 horas dirigindo desde Calais, o plano de viagem indica que iremos ficar em um Hotel em Aachen. É bem indicado e apreciado por todos – a atmosfera nas viagens é excelente. Devido a eles estarem evitando dormir uma noite na França, a viagem terá curta duração. Para aqueles que nunca foram a uma Sieger Show, ou faz alguns anos que não vão, ponha em mente ir na de 2008. Deus queira que eu os encontre lá.

David Payne – Videx GSD
www.videxgsd.com

Copyright © – David Payne

 

 

LEGAL NOTICE - All information and material contained within this web site is Copyright 1997-2016 © Videx German Shepherd Dogs
This Page was last modified on 05 September, 2017.

David & Rhoda Payne - VIDEX GSD

Malvern, Worcs. UK
            Mobile :+44 (0)7710 760466 - Land-line Picture of phone: +44 (0)1905 830900 -
email: david@videxgsd.com